A Baía de Todos os Santos - Salvador e seus Pontos Turísticos

Bom Dia! Salvador está de de cara nova, vem ganhando novas praças e locais turísticos estão sendo revitalizados. Aguardem novas imagens e as novidades da cidade mãe do Brasil!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum outro Estado brasileiro tem uma culinária típica tão diversificada quando a Bahia.

A culinária baiana tem forte influência das culturas africana, portuguesa e, em menor escala (comparada a outras regiões do Brasil), indígena.

Os africanos trouxeram o gosto por temperos fortes, especialmente o azeite de dendê e as pimentas.
Além disso, foi muito por força da forte associação entre culinária com a religião (muitas comidas são oferendas aos orixás) que as receitas conseguiram passar através de gerações (escravos não escreviam livros), chegando intactas até nossos dias.

Dos índios veio a utilização principalmente de frutas, plantas e peixes locais.

Os portugueses trouxeram o manuseio de utensílios (fogões e panelas) e a utilização de açúcar.


Abaixo, alguns dos principais pratos e doces típicos da Bahia, com comentários. 



Pratos típicos da Cozinha Baiana


» Abará. Preparado com a mesma massa do acarajé; a diferença é que o abará é cozido, enquanto o acarajé é frito. Receita de abará.

» Aberém. À base de milho, preparado de forma semelhante à pamonha. Oferenda aos orixás Omulu e Oxumaré. Receita de aberém.

» Arroz de auçá (ou arroz de hauçá). Versão baiana do arroz de carreteiro. Leva, além do tradicional charque, camarão seco, dendê e pimenta. Receita de arroz de auçá.

» Acaçá. À base de milho, o verdadeiro deve ser preparado segundo rituais rígidos do candomblé (a folha de bananeira é essencial). Segundo esse site, o acaçá é, "de longe, a comida mais importante do candomblé"; o acaçá era oferenda a todos os orixás.

» Acarajé. Comida ritual da orixá Iansã. O acarajé feito em terreiros é, basicamente, massa de feijão fradinho temperado e frito em óleo de dendê. Receita de acarajé.
Um dos mais conhecidos quitutes da Bahia, o acarajé é em geral associado à imagem do tabuleiro da baiana. Esse acarajé é mais rebuscado: o bolinho de feijão, após frito, é cortado e recheado com camarão seco, vatapá, caruru e saladas; muita moderação com a pimenta.
O preparo do acarajé, desde a escolha do feijão até a entrega ao cliente, deve ser todo feito segundo rituais dominados pela baiana. Isso gera situações inusitadas, como ver a baiana carregando e remexendo uma panela cheia de feijão, enquanto seu jovem assistente somente recebe o pagamento.

» Bobó. A base dos bobós é feita de macaxeira ou inhame, amassada e cozida com azeite de dendê, leite de coco e temperos. Com a base, são preparadas diversas variações, como bobó de camarão (receita de bobó de camarão), frango, peixe, etc.

» Cabidela. À base de carne e miúdos de ave, cozidos no próprio sangue. Receita de Galinha de cabidela.

» Carne de sol. Embora mais popular em cidades mais ao norte (RecifeNatalFortaleza), a carne de sol é também encontrada em diversos restaurantes de Salvador. Em tempos pré-refrigeração, a carne era exposta ao sol para que perdesse a água (esse método foi inventado em Areia Branca, RN, grande produtor de sal).

» Caruru. Vegetais, principalmente quiabo (costuma levar também camarão seco), refogados em pimenta e azeite de dendê; em geral, acompanha outros pratos. Receita de caruru.

» Efó. Originalmente, efó era um refogado com os temperos tradicionais (dendê, pimenta, etc) de uma planta chamada língua-de-vaca, trazida de Portugal. Mais recentemente, passou a ser feito também com taioba ou espinafre; algumas pessoas consideram o efó a majestade da culinária baiana.

» Feijão de leite. Feijão cozido com leite de coco e açúcar. Receita de feijão de leite.

» Mininico de carneiro. Cozido das vísceras do carneiro, é uma versão baiana da buchada de bode, popular no sertão nordestino.

» Moquecas. Diversas variedades: peixe, camarão, frutos do mar, aratu (tipo de mexilhão), maturi (tipo de castanha), etc.

Gilberto Freyre mencionou em Casa Grande & Senzala que a moqueca é uma síntese das culinárias que formaram o Brasil: os índios mostraram os ingredientes (peixes, legumes), os negros trouxeram os temperos (dendê, leite de coco), os portugueses trouxeram as grandes panelas de barro (segundo a wikipedia, os índios, inclusive os antropófagos, preparavam suas moquecas utilizando brasas no chão).
Todas as moquecas baianas são preparadas de forma parecida: em panela de barro grande, são colocadas camadas de vegetais (cebola, pimentão, tomate, etc), o peixe (ou camarão, aratu, etc), temperos, tudo coberto com óleo de coco e azeite de dendê. O segredo é que, após iniciado o cozimento, a panela é tampada e os ingredientes não são remexidos; os gostos se misturam e resultam num sabor único.
Existem, evidentemente, pequenas variações no preparo; ver receita de moqueca de peixe de Alex Atala.
A moqueca é uma das principais razões do sucesso do restaurante Bargaço, que surgiu em Salvador e espalhou-se por diversas cidades, como Recife e João Pessoa; se você tiver a chance, não deixe de provar as moquecas do Bargaço.

» Sarapatel. Cozido de miúdos de porco; prato de origem portuguesa. Receita de sarapatel.

» Sarrabulho. Cozido de miúdos de boi; prato de origem portuguesa. Receita de sarrabulho.

» Xinxim de galinha. Galinha preparada segundo rituais do candomblé: leva camarões cozidos e dendê. Receita de xinxim de galinha.

» Vatapá. Comida de origem africana, ganhou variações no Brasil (é bastante popular também no Pará), adaptando-se aos ingredientes locais. É preparado, basicamente, com farinha (ou pão), leite de coco, dendê, camarão, amendoim ou castanha, e temperos; tudo é triturado (ou, modernamente, passado em liquidificador).
Por sua consistência cremosa, o vatapá é recheio preferido para o crocante acarajé. Receita de vatapá.

Sobremesas da Bahia

No caso das sobremesas, foi dos Portugueses que vieram as influências mais fortes.
Afinal, os portugueses vieram ao Brasil para produzir açúcar, principal matéria-prima de doces; ao açúcar, foram juntados produtos tradicionais de Portugal (principalmente o ovo, tanto a clara quanto a gema) e ingredientes do Brasil (amendoim, macaxeira, milho).

Como os doces não tinham o mesmo caráter religioso das comidas, eles foram mais amplamente assimilados por outras cozinheiras e doceiras; assim, muitos dos doces populares no Brasil tiveram origem na Bahia.

» Aluá. Bebida fermentada, de milho ou abacaxi. Receita de aluá.

» Arroz doce. Arroz cozido com leite e açúcar (ou leite condensado).

» Baba-de-moça. Leite condensado, leite de coco e gemas.

» Beiju. Origem indígena. À base de farinha de mandioca assada (também utilizada para a tapioca), o beiju é popular desde o norte de Minas até os sertões do Nordeste.

» Canjica. Doce com milho triturado. Atenção: na Bahia, assim como no restante do Nordeste, a canjica é o que os paulistas chamam de cural; o que os paulistas chamam de canjica, no Nordeste chama-se mungunzá. Receita de canjica da Bahia

» Cocada.

» Mungunzá. Milho cozido com leite de coco e açúcar.

» Pamonha. Pode ser doce ou salgada.

» Pé-de-moleque. Amendoim cozido com leite condensado.

» Quindim. Doce da gema do ovo. Receita de quindim.

Fonte: site viagem de férias

Mas fique tranqüilo, se você não quiser nada disso, é possível encontrar na cidade de Salvador restaurantes que oferecem boa comida de outros estados brasileiros. Entre as mais conhecidas estão a comida "sertaneja", típica do sertão - região semi-árido situada no Nordeste do país - onde os destaques são as carnes secas, como carne de sol e bode, e o aipim, preparado cozido, frito ou em purê. Têm também restaurantes que oferecem a cozinha "mineira", oriunda de Minas Gerais, com seus queijos, carnes de porco e tutú a mineira. Outros oferecem a comida "gaúcha", do Rio Grande do Sul, que tem com o seu carro chefe o churrasco, muito bem apreciado nos restaurantes que oferecem o famoso rodízio, sistema onde você pode comer, por um preço fixo, a quantidade de carnes e acompanhamentos que quiser, ou melhor, que agüentar! Se, mesmo com tudo isso, você ainda não estiver satisfeito, então restam ainda muitos requintados restaurantes internacionais oferecendo comida italiana, francesa, japonesa, chinesa ou árabe, entre outros.



==============================================



MAPA turístico da cidade do Salvador, Bahia-Brasil

Localize-se, cruze os mapas e entenda sua localização, observando onde ficam os principais pontos turísticos da capital baiana como restaurantes, shoppings e pontos de encontro da cidade do Salvador-Bahia. 
Mapa turístico e físico de Salvador!

Se preferir, acesse google maps clicando no link direto para o mapa de Salvador:

MAPA de SALVADOR 














:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

O estado brasileiro da Bahia é um dos principais pólos turísticos do país. Suas praias do vasto litoral, os sítios históricos coloniais, as belezas naturais e a rica cultura constituem constante atrativo para os visitantes de todas as partes do mundo.

Veja o Mapa dos principais pontos turísticos de Salvador (fonte: Google)



A Bahia é o estado com o maiorlitoral do Brasil, num total de 932 km, correspondente a 12,4% do total. A capital do estado,Salvador, destaca-se pelo carnaval local, que atrai cerca de 2,7 milhões foliões em seis dias de festa. Dentre os pontos turísticos, é marcante a Baía de Todos os Santos, o Farol da Barra, localizado na praia da Barra, o Elevador Lacerda e o Pelourinho. No litoral baiano, encontra-se o distrito da Costa do Sauípe, maior complexo turístico do Brasil, projetado desde o seu princípio visando o turismo e preenchida quase em sua totalidade por hotéis e resorts. O Arquipélago dos Abrolhos se destaca por possuir uma excelente área paramergulho autônomo e livre além de atrações como a temporada das baleias jubarte, que se inicia no mês de julho. Há ainda muitos outros locais litorâneos procurados pelos turistas: Praia do ForteGuarajubaItacimirimPradoItacaréSanta Cruz CabráliaCamamu,ItuberáAlcobaçaMorro de São Pauloilha de Itaparica, entre outros.
Na região metropolitana de Salvador destaca-se a Baía de Aratu, uma imensa enseada que abriga o Porto de Aratu, um estaleiro, além das duas das dez mais luxuosas marinas da América Latina (Aratu Iate Clube e Marina Aratu) e a Base Naval de Aratu, que teve o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva como um de seus recentes hóspedes. Também é marcante a Baía de Camamu, terceira maior baía brasileira. O litoral baiano ainda possui outros lugares bastante turísticos como Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, local da descoberta do BrasilMorro de São PauloPraia do Forte e Maraú.
Segundo a pesquisa "Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009", realizada pelo Vox Populi em novembro de 2009, a Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros, já que 21,4% dos turistas que pretendem viajar nos próximos dois anos optarão pelo estado. A vantagem é grande para os demais, Pernambuco, com 11,9%, e São Paulo, com 10,9%, estão, respectivamente, em segundo e terceiro lugares nas categorias pesquisadas. A Bahia ainda é pentacampeã do prêmio de melhor estado brasileiro como destino turístico dado pela revista Viagem e Turismo, com cinco vitórias em apenas sete edições.

Na capital do estado, é marcante ainda a Baía de Todos-os-Santos, a maior baía brasileira, tendo 1.052 km² de extensão, profundidade de até 42 metros com visibilidade de mergulho entre 10 e 20 metros. Para se ter idéia da dimensão desta baía, esta tem aproximadamente a área do município do Rio de Janeiro, a segunda maior metrópole do Brasil.
Em Salvador, destaca-se o Farol da Barra, localizado na praia da Barra. Inaugurado em 1698, época em que o porto de Salvador era o mais movimentado do Brasil e um dos mais importantes do continente, hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade. O farolpossui uma localização geográfica única no planeta, onde é possível ver tanto o nascer quanto o pôr-do-sol no mar, pois ocupa o vértice da península em que está a cidade.

carnaval de Salvador é a maior festa popular do planeta segundo o Guinness Book e bate recordes contando com cerca de 2,7 milhões foliões em seis dias de festa. Para se ter uma idéia, este mesmo número é praticamente equivalente ao número de moradores da cidade. Durante o período do carnaval de Salvador, dezenas dos cantores e grupos musicais famosos do Brasil desfilam nos trios elétricos como Ivete SangaloDaniela MercuryCláudia LeitteChiclete com BananaAsa de Águia, a apresentadora Eliana com seu bloco destinado ao público infantil, entre muitos outros.

   








Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873 e hoje é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Após a sua inauguração, passou a ser o principal meio de transporte entre as duas partes da cidade. Inicialmente operando com duas cabines, atualmente funciona com quatro modernas cabines eletrificadas que comportavam vinte passageiros cada. De cima é possível ver o Mercado Modelo e a Baía de Todos-os-Santos, também pontos turisticos.
No Pelourinho, um dos locais mais visitados pelos turistas em Salvador, os velhos casarões coloniais foram restaurados e pintados de cores diferentes, como se usava na época em que foram construídos. Nesse local, pouco a pouco, surgiram galerias de arte, que exibem pinturas, esculturas, fotografias, postais antigos e diversos objetos de artesanato popular. Algumas entidades carnavalescas de raízes negras instalaram-se ali e exibem dança, música e instrumentos afros. No Pelourinho encontram-se, ainda, restaurantes que servem a culinária típica da Bahia, apresentações de capoeirasamba de roda e outras danças.


farol de Itapuã ou farol da Ponta de Itapuã é um farol em Salvador, na Bahia, no Brasil. Se situa na praia de Itapuã, no subdistrito de Itapuã, a cerca de 23 quilômetros (14 mi) a és-nordeste do farol de Barra. E a 5km do Aeroporto Internacional de Salvador.
Trata-se de uma torre troncónica em ferro fundido com 21 metros (69 pé), assente sobre uma base de concreto e ligada à praia por uma ponte também de concreto. O farol está pintado com barras horizontais brancas e vermelhas.
Emite um relâmpago branco a cada seis segundos, com um alcance de 15 milhas náuticas (28 km).
Em 1873, sobre a Pedra da Piraboca, o Engenheiro Zózimo Barrozo construiu, para sinalizar bancos de areia ali existentes e orientar a navegação marítima de Salvador, um Farol com 21 metros de altura, originalmente pintado de roxo-terra que emitia uma luz fixa branca, facilitando assim a navegação de embarcações que vinham de longe. Apresenta a forma de uma torre, toda em ferro fundido. Em 1939 passou a ser pintado em faixas horizontais de cor branca e laranja e, em 1950, sua pintura foi novamente modificada para o branco e vermelho, cores que mantém até hoje.




culinária da Bahia, a mais conhecida do Brasil (embora não a mais consumida) é aquela produzida no Recôncavo e em todo o litoral da Bahia. É baseada em especiarias com tempero forte, à base de azeite de dendêleite de cocogengibre e, naturalmente, pimenta (a gosto) de muitos diferentes tipos. Na culinária baiana, alguns dos principais pratos são o acarajéabarácaruru e vatapá.











Apesar de ainda necessitar de melhorias, o estado possui uma boa infraestrutura hoteleira em geral. O hotel Toca do Marlin, localizado em Santa Cruz CabráliaBahia, é o primeiro da América Latina com classificação seis estrelas, e fica em um ponto estratégico e exuberante da natureza desta região, considerada uma das mais belas do litoral brasileiro. A Bahia possui a maior quantidade deresorts de alto padrão do Brasil, locais situados fora do centro urbano, voltados especialmente para atividades de lazer e entretenimento do hóspede. Dentre eles, destaca-se o Pestana Bahia, Pestana de Sauípe, Hotel Transamérica da Ilha de Comandatuba. O Txai Resort, em Itacaré, também na Bahia, é outro exemplo de resort luxuoso do estado, e foi onde a primeira-dama da FrançaCarla Bruni, hospedou-se em uma recente visita ao Brasil.Em 2008, este mesmo resort foi considerado um dos dez melhores destinos do mundo para visitar segundo uma lista do conceituado jornal The New York Times.
Assim como os hotéis, a infraestrutura de aeroportos da Bahia também necessita de melhorias, e conta principalmente com o Aeroporto Internacional de Salvador, quinto mais movimentado do Brasil, além do Aeroporto de Ilhéus e do Aeroporto de Porto Seguro. O Aeroporto de Una-Comandatuba, localizado no município de Una, é o maior aeroporto particular do país, a apenas 10 minutos da ilha de Comandatuba, apelidada de "ilha da fantasia" por atrair turistas com alto poder aquisitivo. Entre os portos, o principais são o Porto de Salvador, localizado na Baía de Todos-os-Santos, e o Porto de Ilhéus, maior porto exportador de cacau do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!

Loading

Total de visualizações de página