NOTA:
Você pode resolver baixando um antivirus em seu celular mas se não puder fazer isto conecte o celular no seu PC através de Cabo USB e faça o procedimento descrito no fim deste artigo. Antes de fazer isto verifique se você tem antivírus em instalado em seu PC.
Identifique a ameaça
Anote e verifique os sintomas do seu telefone que te leva a acreditar que um vírus tenha infectado o dispositivo. Seja o mais específico possível. Inclua o que você estava fazendo no telefone quando os sintomas do vírus apareceram e uma lista de todas as alterações recentes ou downloads que você fez no dispositivo e anote todas as mensagens de erro que aparecem em seu telefone celular.
Localize a marca e modelo do seu aparelho. Estes podem ser encontrados na parte de trás do telefone, embaixo da bateria em uma etiqueta ou em uma parte das configurações de seu dispositivo onde diz “informações do telefone”.
Procure a mensagem de erro ou sintomas o e número de modelo do dispositivo no site do fabricante de telefone celular ou o site do seu provedor de serviços de telefonia celular. Pesquise na internet o que pode estar acontecendo. Na maior parte dos casos, nem é um vírus, mas sim, um programa que pode estar em conflito com seu aparelho.
USANDO ANTIVIRUS
Um dos modos para remover problemas mais complexos é a utilização de antivírus que podem ser encontrados no Google Play. Atualmente temos alguns como o Lookout, AVG, Avast e diversos outros. O processo de utilização do antivírus é simples, geralmente basta você baixar uma das opções e seguir os seguintes passos:
Passo 1: Procure por “Avast” no Google Play;
Passo 2: Clique em “Instalar”;
Passo 3: Abra o aplicativo de antivírus;
Passo 4: Clique em “Virus Scanner”;
Passo 5: Caso ele encontre alguma ameaça, você uma relação dos arquivos infectados e a opção “Resolve All”;
Passo 6: Caso queira remover todos, clique em “Remove All”, você verá uma tela semelhante a de baixo;
Passo 7: Clique em “Yes” para remover os arquivos infectados.
Um dos modos para remover problemas mais complexos é a utilização de antivírus que podem ser encontrados no Google Play. Atualmente temos alguns como o Lookout, AVG, Avast e diversos outros. O processo de utilização do antivírus é simples, geralmente basta você baixar uma das opções e seguir os seguintes passos:
Passo 1: Procure por “Avast” no Google Play;
Passo 2: Clique em “Instalar”;
Passo 3: Abra o aplicativo de antivírus;
Passo 4: Clique em “Virus Scanner”;
Passo 5: Caso ele encontre alguma ameaça, você uma relação dos arquivos infectados e a opção “Resolve All”;
Passo 6: Caso queira remover todos, clique em “Remove All”, você verá uma tela semelhante a de baixo;
Passo 7: Clique em “Yes” para remover os arquivos infectados.
É bom lembrar que esta sequência pode variar conforme o aplicativo escolhido. Utilizando o AVG, por exemplo, o processo é um pouco diferente.
Em casos extremos, onde nenhuma das soluções mostradas acima ajudam, é possível ainda tomar uma atitude extrema: você pode acessar as configurações de seu aparelho e restaurar as configurações de fábrica, mas cuidado isso irá apagar todos os dados de seu aparelho. Para fazer isto, siga os seguintes passos:
Passo 1: Acesse o aplicativo “Configurações” do seu dispositivo Android;
Passo 2: Procure pela opção “Fazer backup e redefinir”. Esta opção pode ter diferentes nomes dependendo da marca e modelo de seu aparelho;
Passo 3: Selecione “Configuração Original”. Esta opção pode ter diferentes nomes dependendo da marca e modelo de seu aparelho também;
Passo 4: Você agora vai ser avisado de que todos os dados do telefone serão deletados, então tenha certeza de ter guardado e feito backup de todos os arquivos;
Passo 5: Nesta tela você deve encontrar uma opção para também limpar o “Armazenamento Externo” ou o “Cartão SD”, dependendo do modelo está opção poderá vir com nomes diferentes. Recomenda-se que marque ela também, para apagar definitivamente tudo;
Passo 6: Clique em “Redefinir telefone” e o seu telefone irá reiniciar. Quando voltar, estará zerado como se tivesse acabado de sair da caixa, e livre dos vírus.
USANDO ANTIVÍRUS COM SEU PC
Clique no botão iniciar do seu computador, ou aperte a tecla Win Key (a quem tem a bandeirinha do Windows), ao abrir a janela de opções escolha Meu computador.
Lá em meu computador você terá opções de disco a escolher, provavelmente será C: ou D: e haverá mais uma ou duas opções cada um designado de acordo com seu nome de fábrica, ou se você alterou o nome você já sabe o qual será a aparecer na tela.
Supondo que use um pen drive da kingston, inserido no PC o nome aparecerá como opção de disco.
Clique com o botão direito do mouse sobre o nome e no menu do mouse escolha TESTAR VIA AVG (no caso de seu antivirus ser o AVG). O programa realizará uma varredura no seu pen drive.
O mesmo vale para outros periféricos como cartão de memória de celulares e tablets e até mesmo os próprios aparelhos sendo que cada programa de antivirus tem seu próprio menu de operações sendo necessário você conhecer o seu programa e saber usá-lo.
Caso não resolva por completo, realize o primeiro procedimento, leia a parte um para saber como aqui mesmo em nosso blog.
LEMBRETE:
Faça backup de informações pessoais
Baixe uma cópia de segurança ou um programa de sincronização para o seu dispositivo. Estas informações estão disponíveis a partir do fabricante do dispositivo ou o fornecedor de serviços de telefonia celular. Há aplicativos nas várias lojas na internet que disponibilizam programas que fazem isso automaticamente.
Execute um backup de seus contatos, fotos, músicas e vídeos. Salve esses itens para um cartão de memória ou com um cabo USB para um computador que não está infectado com um vírus e está funcionando corretamente. Garanta que todos os itens importantes foram copiados sem nenhum problema.
Livre-se do vírus
Você pode baixar um programa anti-vírus gratuito para seu celular ou, se não conseguir, pode retornar seu dispositivo para as configurações de fábrica. Com o programa anti-vírus, basta que você faça um escaneamento básico de seu sistema e limpe seu celular das infecções. Se isso não funcionar, a melhor solução é ir nas configurações de seu telefone e procurar pela opção de retornar para as configurações de fábrica.
Isso significa que todos os aplicativos, contatos, fotos e músicas serão deletados. Mas se você fez o backup, isso não será um problema, pois você só terá que restaurar os dados que foram deletados.
Teste o seu dispositivo depois desta restauração, principalmente com os aplicativos que estavam dando problema. Se os sintomas voltam depois de adicionar um arquivo específico pode ser que este arquivo esteja corrupto e seja seu principal problema.
E tome alguns cuidados para isso não acontecer de novo: só baixe programas e imagens a partir de fontes confiáveis. Leia todas as opiniões sobre os aplicativos antes de baixá-los. Se você ligar para o suporte técnico, use um telefone diferente do infectado. Faça um backup constante de seu celular para que não fique na mão.
FONTE: TECH TUDO
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