domingo, 30 de agosto de 2015

O que é Bairro e, Qual o Melhor Bairro de Salvador? Conheça, escolha, venha morar!

Olá amigos e leitores, bom dia!  Vou te ajudar a escolher onde morar em Salvador-Bahia.
Bairro é uma comunidade ou região dentro de uma cidade ou município, sendo a unidade mínima de urbanização existente na maioria das cidades do mundo.
Em geral os bairros podem ser formados por condomínios horizontais, representados por casasmansões,sobradosbangalôs e chalés, ou apresentar verticalização sendo representados pelos apartamentos e arranha-céus.
Situam-se em diversas áreas como: centro da cidade, próximo ao mesmo, nas periferias ou em áreas longínquas, nos subúrbios, sendo até mesmo polos turísticos, centros financeirosindustriais ou de serviços.
Podem ser abertos ao público ou privativos, apresentar arborização (bairro-jardim), planejamento urbano, associações de moradores, parquespraças, dentre outras características.
São habitados por todas as classes sociais, os que são destinados aos mais pobres da sociedade são chamados de favela ou bairro de lata e os redutos das elites, classes mais abastadas, de bairros nobres.
Alguns deles são vinculados a estereótipos, sendo identificados como: culturais (Chinatown), religiosos (Judiaria) ou por orientação sexual(bairro gay). Exemplos de bairros que possuem significativa presença desses grupos:
No Brasil, o mesmo se aplica às áreas urbanas dos municípios, em que os bairros têm um papel de localização, sem função administrativa específica. Alguns municípios têm definição territorial definida quanto aos limites, enquanto que em outros, a divisão decorre apenas do uso popular.

Melhores Bairros de Salvador:
Barra é um dos bairros mais tradicionais de Salvador, capital da Bahia, localizado na extremidade da península da cidade (ao sul);
Esse é um dos poucos lugares do mundo de onde é possível ver o nascer e o pôr do sol no mar.

Farol da Barra seu ícone mais famoso, ao lado dos fortes de Santa Maria e São Diogo. Suas praias, principalmente o Porto da Barra, são frequentadas por diferentes públicos e classes sociais, que se desdobram em suas areias e águas.
A Barra tem uma boa distribuição de lojascaféspraçasrestaurantesbaresboates, edifícios residenciais e comerciais, eventos e monumentos históricos, que preservam sua história. A Barra é um bairro tipicamente com pessoas de poder aquisitivo médio-alto.
Fazendo parte do chamado Circuito Tradicional do Carnaval baiano, esse "circuito" na qual é denominado Barra-Ondina começa no ponto inicial do traçado da Avenida Sete de Setembro, em frente ao Forte de Santo Antônio da Barra e possui inúmeros hotéis cinco estrelas. É um bairro eminentemente residencial, de classe alta, embora conte com uma grande rede de pequenos comércios, além de muitos bares ao longo da orla.
Shopping Barra, terceiro maior centro de compras da capital, também se situa neste bairro, tornando-se um polo de atração por seus serviços e diversas opções de lazer.
Ondina é um dos bairros da chamada área nobre de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia. Localizado na parte sul da cidade, o Carnaval de Salvador termina nesse ponto (Circuito Barra-Ondina), vários quilômetros atrás da Barra. A Ondina tem uma bela praia urbana e alguns dos grandes hotéis de alto padrão da cidade (Othon Palace, Portobello, etc).
Vizinha da Barra, do Rio Vermelho e do Jardim Apipema, o bairro é cortado pela Avenida Oceânica (paralela ao mar e que inicia no Farol da Barra) e pela Avenida Anita Garibaldi. Ambas são interligadas pela Rua Ondina, via que dá acesso ao Parque Zoobotânico de Salvador e onde está localizada a Escola de Medicina Veterinária da UFBA, o Instituto Biológico da Bahia e a EMBRAPA. Entre a Rua Ondina e a Avenida Anita Garibaldi está instalado parte das principais instalações da UFBA, como a Biblioteca Central e várias Faculdades.
Rio Vermelho é um bairro de classe média-alta, localizado na orla marítima da cidade de Salvador, no Estado da Bahia, no Brasil.
Neste bairro estão situados luxuosos hotéis e pousadas, sendo intensa sua vida noturna.
Conhecido pelo clima boêmio, pelos acarajés de Cira, de Regina e de Dinha, e pela colônia de pescadores, seus moradores comemoram anualmente, no dia 2 de fevereiro, a Festa de Iemanjá, rainha do mar.
Apesar do grande crescimento vertical verificado noutras áreas da capital, o Rio Vermelho ainda conserva-se um bairro essencialmente de casas. As estreitas vias mais antigas receberam nomes que homenageiam importantes cidades baianas, como CaetitéItabunaIlhéus, etc.
Na rua Alagoinhas está a casa que foi a residência do falecido escritor Jorge Amado e de sua esposa Zélia Gattai, e onde estão guardadas as cinzas do imortal.
Outro importante logradouro do bairro é o Largo da Mariquita, onde está situado o Mercado do Rio Vermelho (também conhecido como Mercado do Peixe), antiga e tradicional feira livre.
Graça é um bairro em área residencial nobre de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia. É formado basicamente pela classes média-alta e alta possuindo avenidas arborizadas, e uma grande variedade de comércio e serviços além de opções de lazer.
Localiza-se no vértice oceânico da entrada da Baía de Todos os Santos, no alto de um pequeno maciço que acompanha a linha da costa atlântica, a uma altitude que atinge 80 metros do nível do mar. O bairro da Graça distribui-se pelas encostas dessa elevação, abrindo vistas para a Barra e o mar. O Largo da Igreja e Abadia de Nossa Senhora da Graça, a mais antiga da cidade, fica a 800 metros de distância da praia do Porto da Barra, pela ladeira das avenidas Princesa Leopoldina e Princesa Isabel.
O bairro da Graça é considerado desde o início do século XX um área residencial nobre de Salvador, ainda que sua ocupação atual seja mista, com variedade de serviços, comércio sofisticado, instituições culturais e de ensino, restaurantes, farmácias, delicatessens e cafés. O bairro concentra moradores de alto poder aquisitivo e caracteriza-se pelo traçado de ruas e avenidas arborizadas. O Museu Rodin Bahia está instalado no Palacete Catharino, na rua da Graça. A Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) localiza-se na rua da Paz, na encosta oriental do maciço da Graça, que dá para o vale do rio Canela. Na encosta do morro fica a sede da Fundação Orlando Gomes. Mais abaixo, já no Canela, está a Escola de Administração da UFBA.
Eminentemente residencial, a Graça tem como vias principais a rua homônima, que principia no Largo da Vitória (Avenida Sete de Setembro) e termina no Largo da Graça, onde está a Igreja que dá nome ao bairro. A rua então, a partir de um elevado viaduto, liga-se à Avenida Euclides da Cunha, que estende-se até o final da rua Padre Feijó e começo da Ladeira do Campo Santo, já na Federação. Ligando o bairro à Barra e ao Chame-Chame está a Avenida Princesa Leopoldina - ao fim da qual estão localizados o Hospital Português e o Clube Baiano de Tênis -um dos mais tradicionais da capital.
O bairro encontra-se numa altitude média entre 45 metros de 60 metros, atingindo 80 metros na crista da rua da Graça, o que confere posição privilegiada no alto dos edifícios, proporcionando vistas de vários ângulos para diferentes regiões da cidade de Salvador, para a baía, a ilha de Itaparica e o mar aberto.
Limita-se com o bairro da Canela (ao Norte), o bairro da Vitória (a Oeste) e o bairro da Federação (a Leste) e com a Barra Avenida e oChame-Chame (ao Sul).
Vitória é um bairro nobre de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia.Formado basicamente pela classes média-alta e alta, está geograficamente posicionado junto ao declive que margeia a entrada da Baía de Todos os Santos. É o metro quadrado mais caro do norte/nordeste.
Alguns de seus edifícios possuem teleféricos e píers exclusivos para o mar. O bairro tem construções que estão entre as mais altas da Bahia, como o edifício Margarida Costa Pinto, de 148 metros de altura e 43 pavimentos, e a Morada dos Cardeais, com 137 metros de altura e 40 pavimentos.
Largo do Campo Grande, também conhecido como Praça Dois de Julho, é uma praça em Salvador. Surgido no início do século XIX, sofreu uma série de transformações urbanas no decorrer da sua história. Constitui-se em um dinâmico centro cultural, nomeadamente devido à presença de instituições como o Teatro Castro Alves (TCA) e o Teatro Vila Velha, de importantes colégios e de associações como a "Casa d'Itália" na sua área.
Com árvores centenárias, situa-se após o "Corredor da Vitória" (parte da Avenida Sete de Setembro, que atravessa o bairro da Vitória), o Vale do Canela e o Canela, centralizando boa parte dos acessos que conduzem à "Cidade" - como é chamado o antigo centro de ruas comerciais.
No centro do largo está o Monumento ao Caboclo, também chamado de Monumento ao Dois de Julho. É uma homenagem à Independência da Bahia, à figura de "O Caboclo", mas também incluindo alegorias em referência ao Rio São Francisco, à Cachoeira de Paulo Afonso e ao Rio Paraguaçu. Foi inaugurado em 1895.
O Canela Historicamente foi uma grande área de cultivo de hortaliças - a chamada Roça do Canela, pertencente à família Pereira de Aguiar, e, até os anos 1940, era possível ver vacas pastando no local. A ocupação urbana começou após a construção da casa do Barão de Sauípe e, nas primeiras décadas do século XX, foi construído o Colégio Nossa Senhora da Vitória (Maristas). Ali também surgiram as primeiras oficinas para as carroças que distribuíam os produtos hortigranjeiros pela cidade.
Suas ruas principais convivem diariamente com um fluxo intenso de veículos, contrastando com a tranqüilidade de algumas vias secundárias. O canela é um bairro muito bem dotado de serviços, que respira cultura e que mistura uma arquitetura de casarões antigos com prédios modernos de classe média.
Garcia é um dos mais antigos e tradicionais bairros da cidade de Salvador, capital da Bahia. Está localizado na região do centro da cidade e é um dos bairros mais altos de Salvador, estando mais de 80 metros acima do nível do mar.
Recebe esse batismo devido à presença, antigamente, da fazenda do Conde Garcia D'Avila, senhor da Casa da Torre, verdadeirasesmaria que abarcava metade do atual território do Estado. A porteira da fazenda ficava na área onde hoje situa-se o Colégio Edgard Santos.
O nobre morava no Palácio Conde dos Arcos, que hoje faz parte da Fundação Dois de Julho, que abrange o Colégio Dois de Julho e a Faculdade Dois de Julho. Hoje, o palácio é preservado como Patrimônio Histórico.
Ali se estabeleceu a primeira pizzaria de Salvador, a Giovani, a qual fechou suas portas a anos, sendo que seu espaço físico atualmente é ocupado por outro estabelecimento do mesmo ramo.
Fato é que o Garcia é bairro central e populoso, abrigando nos seus limites as sedes de três tradicionais colégios de Salvador: Colégio Dois de Julho, Colégio Antônio Vieira e Sacramentinas (ambos fundados por missões católicas). Atualmente é um bairro tipicamente residencial, embora tenha aumentado sensivelmente o número de estabelecimentos comerciais (delicatessens, salões de beleza, farmácias, mercados e bancos), sendo abastecido por diversas linhas de ônibus.
É bairro central e limítrofe ao Campo Grande, ficando sua entrada principal situada ao lado do Teatro Castro Alves. Lá também se situa a Radio Excelsior, a Cúria e a Capela Sagrada Família, antigo colégio das Dorotéias.
Itapuã é um bairro de Salvador, na Bahia, no Brasil. Possui praias frequentadas pela população local e turistas: a praia de Itapuã, a praia de Placaford e a praia do Farol de Itapuã e Pedra do Sal. Nesta última, localiza-se o Farol de Itapuã. No bairro, se localiza a lagoa do Abaeté, um símbolo da cidade. Ao redor da lagoa, existe um parque metropolitano de preservação inaugurado em 1993, o Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté. No mais, encontram-se, no bairro, vários hotéis de luxo e loteamentos das classes média e alta.
É também citada na música de Vinicius de Moraes, Tarde em Itapuã.
Distante do Centro da cidade cerca de 25 quilômetros, Itapuã está situada a 5km do Aeroporto Internacional de Salvador.
Hotéis luxuosos instalaram-se em Itapuã, como o Hotel Deville Prime Salvador. A área é permeada por loteamentos luxuosos, além de um grande número de restaurantes vendendo comidas típicas. Os quitutes do tabuleiro de Cira (uma baiana do acarajé ou, no dizer tradicional dos locais, "freguesa do acarajé"), que se instala diariamente em frente a uma praça, fazem-na muito animada à noite.
Itapuã tem música e dança nos finais de semana, tanto ao longo da orla marítima quanto na Lagoa do Abaeté, a poucos quarteirões de distância. Entretanto, ainda possui a vida calma de antigamente, com suas ruas estreitas e comércio razoavelmente pequeno, que sobrevivem concomitantemente à agitação dos fins de semana.
Espero que tenham gostado desta postagem. (fonte: Google - editado)
Escolha seu Bairro e seu Imóvel comigo! 
Vou te orientar de maneira ágil para que você faça a melhor escolha dentro do seu perfil e suas necessidades.
(esta listagem contém apenas os bairros mais cobiçados pelos soteropolitanos) 
Frederico Barbosa Corretor 55+(71)9330-2121

Olhe o Mapa:  
https://www.google.com.br/maps/@-13.0009664,-38.5111845,14.75z?hl=pt-BR

Confira o street view com seu google earth:
https://www.google.com.br/maps/@-13.0100631,-38.5318131,3a,75y,285.45h,81.48t/data=!3m6!1e1!3m4!1sLowqewqF11o5CqW8LN2iuQ!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-BR

Agora Veja um bom Imóvel como exemplo:

http://ba.olx.com.br/grande-salvador/imoveis/barra-2-4-com-elevador-portaria-24h-dependencia-completa-condominio-370-reais-109731272 

http://ba.olx.com.br/grande-salvador/imoveis/4-4-na-barra-03-garagens-portaria-24h-elevadores-luxo-109694722


http://ba.olx.com.br/grande-salvador/imoveis/3-4-garagem-portaria-24h-na-vitoria-r280-000-100953453


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!

Loading

Total de visualizações de página